O Município / Cultura e Turismo

O Município de Riachuelo possui um monumento tombado em nível federal, ou seja pelo IPHAN7 desde 23 de março de 1943. Trata-se da capela de Nossa Senhora da Conceição do Antigo Engenho da Penha, localizado na zona rural.


Não se sabe a data da construção do engenho e capela, mas se presume que nos últimos anos do século XVIII. Alguns autores atribuem a data de sua construção a 1795.


Possui duas torres sineiras, frontão com volutas e óculo central. A portas e janelas almofadadas possuem verga em arco abatido sob ornatos com volutas. A escadaria de acesso à igreja foi construída com tijolos e facão. O altar-mor é bastante trabalhado com colunas salomônicas, dossel, lambrequins, torno e maquineta, e sacrário. Seu estilo é o da talha neoclássica baiana (meados do século XIX).


Apesar do seu grande valor histórico e artístico o monumento está a longos anos abandonado e em precário estado de conservação. E lembramos que o atual proprietário das terras e conseqüentemente da capela tombada é o Governo do Estado de Sergipe, que de acordo com a constituição estadual deveria proteger e zelar pelo Patrimônio Cultural Sergipano (e neste caso também nacional).


Ao percorrermos a estrada que liga a Capela da Penha à sede municipal, também passamos por uma ruína de uma outra capela rural, a chamada "Santana", com características estilísticas do século XVIII ou início do XIX.
O município também possui outros bens de valor histórico como casas-grandes, engenhos e chaminés de antigas fazendas produtoras de cana-de-açúcar.